quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Homeopatia e Covid 19

Nas últimas décadas temos vivido num mundo em transformação, muitas vezes num ritmo desproporcional à capacidade de adaptabilidade das espécies, sobretudo da espécie humana.  

O fenómeno global, ou globalização, tem vindo a ajudar a humanidade em muitos aspetos, sobretudo de desenvolvimento e partilha de informação que, nas ciências médicas, tem sido fundamental para uma maior uniformização do conhecimento entre os diferentes países. 

 

A Homeopatia não é exceção. A partilha de conhecimento, não só digital como a facilidade com que podemos fazer um seminário em qualquer país do mundo, contribui para um salto qualitativo enorme nesta forma terapêutica. 

 

No entanto, tudo tem um preço! Uma doença infeciosa torna-se pandémica com uma velocidade assustadora e em pouco tempo o agente patogénico é uma ameaça à escala global, é uma ameaça à própria humanidade. 

 

Vivemos um momento catastrófico em Portugal. Todos os dias morrem mais de 200 pessoas e os infetados superam os 10000 e como consequência temos os serviços de saúde em rutura e os profissionais em cansaço extremo. 

 

Este blog é o meu espaço e falarei apenas por mim, mas tenho certeza de que muitos colegas partilham a mesma opinião. 

 

Há muitos anos que defendo a complementaridade das medicinas.  

 

Nos últimos meses, tenho feito um esforço imenso no apoio a todos os meus pacientes e seus familiares, de forma a adotarem comportamentos que melhorem a imunidade, uma vez que considero ser a medida mais importante no combate à Pandemia. As máscaras, distanciamento social, desinfeção, etc, ajudam, mas sem um sistema imunitário robusto, nenhuma medida é suficientemente eficaz. 

 

Por outro lado, a Homeopatia é uma forma terapêutica de excelência em problemas do foro respiratório, com uma farmacologia extensíssima e com uma eficácia sem margem para dúvidas. 

 

Ao longo dos últimos meses, tenho tratado doentes Covid com os mais variados sintomas de uma forma eficaz, minimizando consideravelmente os sintomas associados à doença. 

 

Posso dizer com toda a segurança, que a intervenção homeopática em doentes Covid e doentes não Covid evitou a ida de largas centenas de pessoas às urgências hospitalares e falo apenas da minha prática clínica, mas podemos extrapolar para o impacto desta prática a nível nacional e até internacional. 

 

Grande parte dos casos de infeção por Covid, têm sintomas que estão dentro dos limites da Homeopatia e terão uma evolução favorável, rápida e eficaz. 

 

Obviamente os casos de insuficiência respiratória grave, doentes de risco elevado ou doentes com patologias passíveis de provocarem descompensação respiratória ou de outro foro, serão encaminhados para os serviços de urgência. 

 

Para que não reste dúvidas, qualquer homeopata com experiência, não põe em risco a saúde dos pacientes se o quadro clínico estiver fora dos limites da Homeopatia.

 

O recurso à Homeopatia como terapia de primeira linha e complementar da medicina convencional, é uma mais valia enorme no cenário terrível que estamos a viver, evitando que doentes com sintomas não graves sobrecarreguem as urgências. 

 

É uma solução eficaz, rápida a atuar, de baixo custo e isenta de toxicidade, o que permite ser utilizada por qualquer pessoa, de qualquer idade e condição clínica. 

 

É altura de unirmos esforços, é altura de criarmos sinergias entre todas as formas terapêuticas que possam ser eficazes no combate das nossas vidas. 

 

Pela vida de todos!