quinta-feira, 1 de abril de 2021

Homeopatia e Saúde Mental

Nos últimos meses, a minha prática clínica alterou-se consideravelmente. 

Antes do inicio da pandemia, a maioria dos meus pacientes eram bebés e crianças, sobretudo com problemas respiratórios recorrentes, problemas cutâneos, problemas do desenvolvimento /comportamentais, alterações de padrões do sono, etc.


Nos últimos meses, tenho tido uma enorme procura por parte dos adultos no sentido de minimizar sintomas emocionais, como ansiedade extrema, depressão, alterações no padrão do sono, Burnout, cansaço generalizado, somatização física, etc. 


Esta nova realidade na minha prática tem inúmeras explicações. Em primeiro lugar, começa a haver uma maior consciência dos impactos negativos da abordagem convencional no tratamento deste tipo de patologias. 


A Homeopatia começa a ser considerada uma forma terapêutica extremamente eficaz na área da saúde mental, devido aos bons resultados que demonstra. 


É uma abordagem eficaz, rápida a actuar, 100% isenta de toxicidade e não causa adição, pelo que não são expectáveis quaisquer sintomas associados a síndrome de privação, tal como acontece com a abordagem convencional. 


Não excluo com isto, a necessidade de recurso à medicina convencional em condições particularmente graves, no entanto, a Homeopatia assume-se como terapêutica de primeira linha no tratamento deste tipo de sintomas.


Muitos antidepressivos, ansioliticos, indutores de sono e outros fármacos, podem ser evitados ao encararmos a Homeopatia como terapêutica de primeira linha.


A Pandemia alterou inevitavelmente a vida das pessoas. Para muitas, significa perda de emprego, incapacidade de pagar as contas, privação das liberdades fundamentais, regras repressivas em tudo, teletrabalho com filhos pequenos em aulas, notícias alarmantes e sensacionalistas em todos os blocos noticiários, cientistas / especialistas que não se entendem; num dia fundamentam, baseados na evidência científica, uma coisa e, no dia seguinte, fundamentam o seu contrário (baseados na evidência científica), etc, etc.


O resultado desta desastrosa gestão da Pandemia, está muito para além das lamentáveis mortes que foram contabilizadas como “com Covid”. 


O Medo é doença!! Doença grave e incapacitante, que nos trava o pensamento racional, o discernimento e a capacidade de pensarmos o mundo pelos nossos próprios valores, culturas, crenças e deixamos que outros pensem e decidam por nós de uma forma totalmente submissa e passiva. 


O Medo que nos é imposto diariamente, é mais contagioso do que o Covid 19. Ele transmite-se de uma forma assustadoramente rápida pela ação dos media e da Internet e tem efeitos incomparavelmente mais graves do que a patogenesia do vírus. 


Nada podemos fazer contra isto! No entanto, a Homeopatia tem um lugar muito importante no combate aos sintomas associados a ansiedade, depressão, Burnout, cansaço extremo, etc. A farmacologia homeopática é muito extensa e oferece imensos recursos eficazes para o tratamento deste tipo de sintomas. 


A Homeopatia não pode reverter a crise sanitária, económica, moral, de valores fundamentais, mas pode ajudar a viver melhor, com mais qualidade de vida, com menos medicamentos, num período que se prevê longo e muito penoso para a humanidade.