segunda-feira, 21 de dezembro de 2020


O ano 2020 está a terminar.

 

Nunca o tema saúde foi tão amplamente debatido, tão mediático, tão prioritário nas nossas vidas e nunca as gerações pós segunda guerra mundial, atravessaram um período semelhante de confronto direto com uma ameaça global à humanidade, cujas implicações sociais e económicas tenham atingido proporções como as que estamos a vivenciar. 

 

A ameaça e a consequência de um agente patogénico perante a população mundial, demonstrou a todos, a fragilidade do ser humano e consequentemente, destapou um véu ténue que revelou uma realidade aterradora de incerteza, medo e caos mundial. 

 

Uma economia especulativa assente em pressupostos errados, pouco humanizada e altamente competitiva, mostrou uma fragilidade desconcertante perante esta ameaça. 

 

Também os serviços de saúde, públicos ou privados, revelaram uma enorme fragilidade. Médicos, enfermeiros, auxiliares de ação médica completamente exaustos, sem condições de trabalho a darem o melhor, mas ingloriamente a não conseguirem dar resposta a todos os doentes, Covid e não Covid. 

 

Muito se debateu sobre o Serviço Nacional de Saúde. É fácil criticar se não tivermos que tomar decisões. É fácil criticar se estivermos sentados em frente à televisão sem conhecermos a realidade dos Hospitais e Centros de Saúde. 

 

Esta pandemia demonstrou o que tenho dito exaustivamente ao longo de muitos anos. É fundamental apostarmos na complementaridade das medicinas, é essencial cooperarmos dentro dos limites de cada atividade terapêutica. 

 

Não faz sentido estarmos de costas voltadas, em lutas inconsequentes, quando tantas pessoas doentes dos mais variados foros, precisam de ajuda rápida e eficaz.

 

Foi um ano difícil, atípico, de grande sacrifício para milhares de pessoas. A Homeopatia teve, mais uma vez, um papel essencial na melhoria da qualidade de vida das pessoas. A Homeopatia é inquestionavelmente eficaz. 

 

Não posso deixar de agradecer a todos os meus pacientes pela confiança que demonstram na Homeopatia e em particular no meu trabalho. Pelas constantes recomendações a familiares, amigos, colegas, etc.…. pelos emails de agradecimento, pelas palavras, por tudo... Estarei sempre cá, enquanto a minha saúde o permitir, para retribuir essa confiança, para ouvir, para rir, para chorar, para vos acompanhar em direção a uma maior qualidade de vida, a uma vida mais saudável. 

 

Desejo a todos um excelente Natal e que 2021 seja pleno de Paz e Saúde.