Translate

sábado, 7 de junho de 2008

Introdução


Não pretendo com este blog, divulgar a Homeopatia numa vertente técnico-científica, esta vertente está francamente explorada em outros blogs, sites, etc. O que pretendo é partilhar a minha visão da Homeopatia, os meus conceitos sobre a origem da doença, as minhas críticas à abordagem alopática(medicina convencional), os meus pensamentos em relação ao que temos para curar no doente, etc.
Para quem ainda não está familiarizado com este eficaz método terapêutico, faço apenas uma pequena explicação do princípio básico que fundamenta a abordagem homeopática.
Assim, a Homeopatia é um método de tratamento criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, que se fundamenta na Lei da Semelhança. Segundo esta lei, o semelhante cura-se pelo semelhante, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem são) os mesmos sintomas que o doente apresenta.
O termo HOMEOPATIA tem origem grega, vem de "Homeos" (semelhante) e "Pathos" (doença, patologia) e significa “patologia semelhante”. Ao contrário, o termo ALOPATIA vem de "Ayos" (diferente, contrário) e "Pathos" (doença, patologia).
Por exemplo: Se uma pessoa sã ingerir doses tóxicas de uma certa substância, irá apresentar sintomas como dores gástricas, vómitos e diarreia; se, por outro lado, for administrada essa mesma substância, preparada homeopaticamente, ao doente que apresenta dores gástricas, vómitos e diarreia, com características semelhantes àquelas causadas pela substância em questão, obtém-se, como resultado, a cura desses sintomas.
Esta explicação é muito sucinta, porque apenas serve para dar uma perspectiva sobre a lei da semelhança, embora mais à frente apresente a minha própria visão sobre este princípio.

1 comentário:

DiAleX disse...

Bem... não fazia ideia que a homeopatia funcionava segundo esta "lei da semelhança". É intrigante/fascinante o seu modo de funcionar. Faz-me confusão como é que algo que cura um doente, "infecta" outro são... será que percebi bem?
Se for dado um medicamento homeopático a uma pessoa sã, essa pessoa sã fica a manifestar os sintomas que o medicamento homeopático curaria?
Só sei que comigo já funcionou por isso é que estou curioso com o seu funcionamento ^^