sexta-feira, 13 de junho de 2008

Crianças e doença aguda


Por vezes sinto que a Homeopatia é tida pelas pessoas como um método terapêutico obscuro e marginal, que só é considerada quando as esperanças nos métodos convencionais está francamente diminuída.
Este conceito de última esperança não podia estar mais errado. O pensamento devia ser precisamente o contrário, ou seja, a Homeopatia devia ser a medicina de primeira abordagem e não a medicina quimica. Porquê recorrer aos malefícios dos medicamentos quimicos, como antibióticos, anti-inflamatórios, anti-depressivos, etc, quando temos na Homeopatia uma resposta mais rápida, eficaz e sem os efeitos nefastos dos quimicos? Quando digo resposta mais rápida, é precisamente isso que se passa com a administração do medicamento homeopático. Qualquer patologia aguda, infecciosa ou não, com a administração do medicamento correcto na potência certa, é combatida de uma forma surpreendentemente rápida e eficaz.
Na minha práctica clínica vejo isto diariamente. Infecções urinárias, candidíases, infecções respiratórias, infecções cutâneas, etc, são tratadas de uma forma bem mais rápida, eficaz e suave para o doente. Nas crianças, onde a Homeopatia devia ser a medicina de primeira linha por excelência, os resultados são espantosos. Bronquiolites, otites, infecções respiratórias das mais variadas etiologias, processos alérgicos, amígdalites, erupções cutâneas, entre outras patologias agudas, são tratadas rápida e eficazmente com o medicamento homeopático, reduzindo muito o tempo normal de convalescença e, mais importante ainda, diminuindo os episódios de recidíva, tão habituais nas crianças sujeitas ao tratamento com antibióticos. Muitos pais não recorrem à Homeopatia por desconhecimento, ou da eficácia, ou por não conhecerem um homeopata que lhes garanta a confiança necessária para tratar os seus filhos. Tenho muitas crianças na minha consulta, muitas delas, quando vieram pela primeira vez, tomavam inúmeros medicamentos, em certos casos à vários anos e com resultados muito pouco satisfatórios. O que posso dizer, é que os “meus” meninos e meninas, não voltam a tomar medicação quimica, claro que continuaram a constipar-se, mas são tratados homeopaticamente de uma forma rápida, suave e permanente, evitando-se assim, as frequentes recidívas tão habituais com a abordagem alopática(medicina quimica).
O preço, tal como já falei num post anterior, está ao alcançe de todos. Desde que se recorra à verdadeira Homeopatia, só irá ser prescrito UM medicamento que custará cerca de quatro euros. O preço da medicação é sem dúvida uma grande vantagem da Homeopatia.
Por fim, deixo algumas perguntas para a reflecção dos pais :
Já se questionaram sobre os malefícios do excesso de medicação dado hoje em dia às crianças?
Consideram normal terem as crianças doentes de quinze em quinze dias e os médicos alopatas continuarem a dar a mesma medicação sem resultados?
Será normal que o estado predominante da criança seja o estado de doença?
Será normal que os médicos alopatas não considerem insucesso clínico, quando têm uma criança durante anos a tomar medicação supressora?
O estado de cronicidade da criança será devido à doença original, ou será devido à doença provocada pelos medicamentos(iatrogénica)?
Estas são perguntas pertinentes, que devem ser colocadas e analisadas conscientemente. A Homeopatia tem as respostas e, deve ser considerada, como medicina de primeira abordagem e não como segunda escolha, para bem das nossas crianças.